A constante preocupação da Cerâmica Formigari com o meio ambiente é pautada pelos princípios da sustentabilidade em garantir matéria-prima para a longevidade do negócio. A empresa busca sempre diminuir os seus impactos causados pelos processos produtivos.

Longevidade do negócio

Cumprimento às legislações

Todas as Leis da Secretaria do Meio Ambiente e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) são respeitosamente cumpridas. Todo reflorestamento necessário é feito pela Cerâmica através de proteção às nascentes de água e APP (Área de Preservação Permanente).

Veja como conseguimos aproveitar matéria-prima, fazer reciclagem de nossos resíduos e até absorver em nossa produção materiais que poderiam não ser aproveitados por outras indústrias:

Matéria-prima

A argila de várzea é a matéria-prima utilizada para fabricação de produtos cerâmicos. Toda a extração realizada pela Cerâmica Formigari é em uma área própria e legalmente aprovada pelos órgãos nacionais de proteção ambiental.

Reflorestamento

Respeitar o meio ambiente faz parte da missão empresarial da Cerâmica. A proteção às nascentes, leitos de rios e córregos são ações de um programa de reflorestamento que é responsável pelo plantio de árvores nativas para a recuperação do ecossistema da área de extração.

Reciclagem de resíduos cerâmicos

Os blocos produzidos não passam por nenhum tipo de transformação química. Sendo assim, a Cerâmica Formigari reaproveita os resíduos de sua produção e os retornam ao processo produtivo após serem moídos.

Reciclagem de materiais

O cavaco de madeira é utilizado como combustível para os fornos da Cerâmica Formigari. 100% deste material é reaproveitado de empresas que possuem resíduos de madeiras renováveis, como construção civil, indústria moveleiras, paletes, embalagens industriais, entre outras.
O investimento em reciclagem de madeira evita cortes de novas árvores e garante o reaproveitamento de materiais.